Monday, September 12, 2022

Livraria do Globo - Enciclopedia - colaborador

 Documentos de 04 de junho de 1970, encontrei em meus arquivos, relacionados com a Livraria do Globo, preparação para uma nova edição da Enciclopedia, que não sei se chegou a ser editada. Eu a menos não vi a obra, se é que foi publicada. Não lembro também como é que eu cheguei a entrar em mais essa aventura. Também não lembro do editor com quem eu fazia contato. Lembro que eu tinha que tomar um elevador, e o escritória ficava em andar acima do térreo. Não devia ser o pai da nossa amiga Maria Lúcia Serrano (depois Motta) que era tradutor da Editora e foi meu cliente até morrer. 

Aliás, aí vem mais uma história. Quando fui ao velório dele, em capelas que ficavam onde hoje é a Universidade de Ciências da Saúde, a filha pediu que eu examinasse o cadaver, já ajeitado no caixão, com várias pessoas ao redor, participando do velório. Constatei que já estava bem morto, e minha amiga ficou mais tranquila.

Mas voltando ao trabalho de revisão e edição de verbetes, sempre me pareceu desproporcional a tarefa comparada ao meu cacife... Eu era um médico há doze anos formado, e sem nenhuma, ou quase nenhuma, produção literária. O endereço meu constante no documento é o do consultório sub-alugado do Dr. Oscar de Carvalho Leite, na subida da Rua da Praia, Andradas 1727 (6o. andar, sala 604)

Sei que revisei alguns verbetes mas não tenho como avaliar o grau da contribuição emprestada. Não lembro se recebia algum estipêndio.

Desconfio que o convite para minha participação já seria expressão da fase de declínio da eidtora. que terminou fechando. Sei que na fase áurea, o Erico Veríssimo teria sido seu Diretor, ou outra alta figura na direção da empresa, mas acho que meu papel nessa história nada tem a ver com êle.

Fiz uma copia dos documentos em PDF, mas vou colocar também uma imagem.




0 Comments:

Post a Comment

<< Home

Statcounter
View My Stats